O Balanced Scorecard (BSC) é uma abordagem de medição e gerenciamento de desempenho, conforme mencionado em nossa postagem anterior. Em resumo, o BSC revela a combinação dos esforços individuais de um plano confiável e aceitável, implementado pelos membros de uma empresa ou organização.
A seguir, fornecemos uma descrição visual extraída do livro “Mapas Estratégicos & Balanced Scorecard”, que ilustra a quantificação das partes interessadas envolvidas no esforço de recuperação dos salmões no estado de Washington, EUA. O salmão – peixe de porte grande, da família Salmonidae – é uma espécie muito apreciada naquela região.
Em perigo tanto nos EUA quanto no Canadá, centenas de organizações, lideradas pelo governador Gary Locke, uniram-se para restaurar a população de salmões, seriamente ameaçada devido à pesca predatória e indiscriminada naquela época.
Com um sistema de governança altamente fragmentado, a iniciativa envolveu seis estados vizinhos de Washington, o país vizinho (Canadá), oito agências governamentais dos EUA, 12 órgãos estaduais, 39 condados, 277 cidades, 300 distritos de água e esgoto, 170 fornecedores de água locais e 23 tribos indígenas. Veja:

Um benefício específico do BSC neste caso foi facilitar o alinhamento das partes envolvidas. O mapa de recuperação dos salmões, considerado aberto e transparente, promoveu a confiança e o comprometimento dos participantes nessa tarefa desafiadora ao ser compartilhado.
Entre outros fatores, as descrições dos autores David P. Norton e Robert S. Kaplan sobre o caso nos inspiraram a desenvolver e idealizar o Arquesis.
De maneira semelhante ao BSC, a ferramenta Arquesis, de uso simples e prático, possibilita que os membros da plataforma acessem as atividades de comunicação desenvolvidas por representantes, prestadores de serviços, parceiros e clientes da empresa ou entidade em questão.
Assim que as atividades são registradas, elas são mensuradas, tornam-se tangíveis e, finalmente, adquirem um novo valor sob uma perspectiva diferente.
Pare de nadar sem direção. Conheça o Arquesis.